sábado, 1 de dezembro de 2007

Pedro Garíglio Filho

Disse-me o Pedrinho que, quando esteve em uma situação financeira meio ruim, foi quando ele era proprietário da usina de açucar JAPERI. Aconteceu uma passagem, que ele me relatou e por isto virou "causo". Após a venda da quota de produção de açúcar, antigamente ou não sei se até hoje ainda funciona assim, o valor que não era somente a usina, mas o que valia mesmo era a quota que a pessoa possuía de direito de fabricar açúcar, junto ao IAA (Instituto de Açúcar e do Álcool), acho que é isto mesmo. O Pedrinho, após receber o dinheiro proveniente da venda dessa sua quota, passou no comércio local, fazendo os devidos acertos de conta. Ao chegar ao posto de gasolina do saudoso Sr. Geraldo de Souza Lima, pai do JUNINHO e marido da Dona MARTA, no qual devia um valor meio alto, pois todo dia usava gasolina para toda a fazenda, fez o respectivo pagamento. O Sr. Geraldo, que era um gentleman, após o devido recebimento, agradeceu o pagamento e colocou o posto à disposição para compras a crédito para o Pedrinho. Este agradeceu a gentileza, mas disse: Geraldo todos os comerciantes que eu devia há muito tempo e os paguei, todos eles me disseram que se colocavam à disposição para outras compras, mas eu acho que os comerciantes se enganaram. Eles tinham mesmo é que me dizer: muito obrigado pelo pagamento, mas não volte mais para comprar fiado, pois nos temos vergonha!

Nenhum comentário: